Thursday 22 September 2016

Encontro na Fabrika da Cerveja

Na última 5° feira, dia 15 de setembro, as confreiras se reuniram conforme a tradição: terceira quinta de cada mês. O encontro é informal, aberto e sempre rola um bom bate papo regado a excelentes cervejas.

No último encontro fomos visitar a Fabrika da Cerveja, em Águas Claras. A Fábrika, é uma mistura de loja de insumos e bar. Chope fresquinho se mistura com maltes, lúpulos, leveduras e equipamentos de produção de cerveja na panela. Num grande balcão, o cliente pode se sentar, tomar uma gelada, comprar tudo que precisa para sua produção caseira, e ainda bater um papo bacana com os simpáticos irmãos Coutinho, que comandam a loja.

Algumas confreiras que foram ao encontro e os irmãos Coutinho.

A Fábrika da Cerveja é a terceira loja de insumos de Brasília. A primeira é a tradicionalíssima Candango Brau, loja que salvou muito cervejeiros pioneiros em Brasília, pois desde 2010 dispunha de insumos para vender, além de oferecer cursos de produção de cerveja na panela. Aliás, estima-se que o Andreas, um dos sócios da Candango, já tenha formado mais de 500 cervejeiros por estas bandas.

A segunda loja é o Point do Cervejeiro, no Sudoeste. Aberta pelo espírito empreendedor do Josias, a loja foi a primeira a oferecer variedade de insumos numa localização mais próxima do público e com horários mais flexíveis. Quem não se lembra que a Candango abria apenas às quintas e sextas pela noite e aos sábados pela manhã? Os cervejeiros precisavam de uma organização na agenda para poder realizar as compras.

Todas elas cumprem seu papel quando o assunto é produção, mas a Fábrika da Cerveja, com sua mistura agradável de bar e loja, oferece um lugar diferente. Você pode chegar e montar uma receita na hora, tirar algumas dúvidas, conhecer outras pessoas que apreciam cerveja tanto quanto você e não vão se cansar do papo que gravita em torno do nosso líquido preferido. Isso tudo enquanto toma um chope gelado ou um dos rótulos que estão prontos para serem consumidos. Porém, muito cuidado. Pode acontecer de você planejar uma “passadinha” na Fábrika para buscar uma torneira ou comprar aquele malte que estava faltando e acabar ficando por lá mesmo, tomando uma cervejinha de boas e conversando por horas sobre cervejas com os donos e os clientes da loja. Tudo isso com uma vantagem extra: é do lado da minha casa, ehehehe.

No comments:

Post a Comment