Thursday 1 December 2016

Teste anti machismo (ou anti babaquice) no mundo cervejeiro.

Volta e meia assistimos uma cervejaria ter uma ideia "brilhante e original" do seu departamento de marketing envolvendo mulheres. A bola da vez foi a Cervejaria Irada, que publicou no jornal que oferecerá uma cerveja a cada mulher que estiver fazendo top less na praia sob a desculpa de que estão "defendendo a Lei do Topless".

Eu já escrevi sério sobre o tema umas tantas vezes. Já debati, já discuti e até já briguei sobre o assunto. Mas como ele ainda permanece, decidi fazer um jogo para ver se as mentes "jeniais" que bolam relações desta natureza entre mulher e cerveja se tocam.

Vale lembrar que hoje as mulheres representam em torno de 40% das vendas de cerveja no Brasil. Então, nos tornamos figuras de peso.

Vamos lá. Some os pontos e veja o resultado no final.

A. Se você é dono de ponto de venda de cervejas artesanais: 
1) Você oferece cerveja docinha para as mulheres que entram no seu bar: 10 pontos;
2) Você evita oferecer IPAs para as mulheres: 10 pontos;
3) você pergunta o que ela gosta e indica uma cerveja a partir da resposta: 0 pontos;
4) Você mantém pôsteres de mulheres nuas, decotes exuberantes, semelhante as paredes de uma borracharia: 100 pontos e vá a terapia pois sua idade mental não passou dos 12 anos.

B. Se você é dono de cervejaria: 
1) Deixou de contratar uma mulher duvidando que ela seja boa cervejeira porque afinal "mulheres não entendem nada de cerveja": 10 pontos;
2) Deixou de contratar uma mulher porque ela supostamente não consegue carregar barril: 10 pontos;
3) Contrata seus funcionário de acordo com a qualificação e o grau de comprometimento dele, independente da cor, sexo, orientação sexual, religião etc: 0 pontos;
4) pensa num marketing que envolve mulheres porque afinal "sou machão e preciso mostrar para todo mundo que "sou um cheirador de calcinhas nato": 100 pontos e vá a terapia pois sua idade mental não passou do 12 anos

C. Se você é cervejeiro caseiro: 
1) Acha que mulher não entende nada de cerveja, não sabe muito como fazer cerveja, ou não consegue carregar panelas, galões de água e sacos de malte: 10 pontos;
2) Não dá ouvidos para os comentários técnicos delas porque só "os meus camaradas" realmente lêem sobre processos e técnicas: 10 pontos;
3) Acha que é um hobby apaixonante e assim como você ama, acredita que outras pessoas no mundo também adoram, independente da cor, sexo, orientação sexual, religião, etc: 0 pontos;
4) Posta foto da cozinha suja de mosto chamando a "patroa" para limpar ou faz cervejas com nomes sugestivos como bucetIPA: 100 pontos e vá a terapia pois sua idade mental permanece na idade da pedra.

Se você somou zero: muito bem! É um cidadão do século XXI.
Se você somou de 10 a 50: você pode melhorar. Mas fazendo uns ajustes aqui e acolá ainda há esperança ser se tornar um ser humano melhor.
Se você somou 100 ou mais: amadureça; você não passa de um ogro ou simplesmente um completo imbecil.

Brincadeiras a parte, a co-relação entre cerveja e mulheres já deu, né gente? Está todo mundo careca de saber que há mulheres consumidoras, profissionais e hobbistas neste mundo. Mas se você realmente acha que ficar insistindo em usar o corpo das mulheres para vender cerveja, seja lá o motivo, me parece que na realidade este tempo gasto em marketing estúpido e atrasado é para mascarar o fato de que a cerveja nem é tão boa assim. Concentrem-se em fazer boas cervejas, seja na fábrica ou em casa, e deixem as mulheres em paz.

Ou então coloque-se no lugar contrario. Imagine um dia de trabalho intenso, você chega em casa morto, doido por uma cerveja, abre a geladeira para pegar aquela especial que você estava guardando, e dá de cara com um rótulo assim:


Entendeu agora?

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