Friday 4 November 2016

Mulheres cervejeiras, mulheres mães


Deu na BBC: Uma pesquisa de cientistas britânicos sugere que o consumo moderado de bebida alcoólica durante a gravidez não causa problemas de comportamento ou de desenvolvimento de habilidades mentais ao bebê.

Calma! Esta confraria não está insinuando que consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez seja benéfico! Leia até o final, com ternura e afeto.

Sempre tive espírito muito aventureiro e alma cigana, segundo a família. Ganhava presente em dinheiro, já comprava passagem de ônibus pra algum canto! Amigos eu tinha espalhados pelo país, e visitei muitos! Ainda bem! Hoje conheço boa parte desse país incrível! E o melhor: conheço suas gentes, seus hábitos, suas culturas, seus cheiros e sabores. Daí que esse meu espírito aventureiro me afastava totalmente da ideia da maternidade. Eu passei a maior parte da minha vida dizendo que nunca seria mãe, que não tinha o menor interesse no “quesito”. Gente, eu nunca peguei um bebê nos braços! Até que...

Linda da minha vida, morando com meu ex-companheiro em outro país, fazendo Doutorado em História da Arte (sim, muito glamour!), viajando horrores por aquela Espanha maravilhosa, depois de cumprir o sonho dele (conhecer Portugal) e o meu (me lambuzar de Grécia), acordei e senti que precisava ser mãe, simples assim. Sem questionamentos, medos ou incertezas, mudei. Passa um tempo... Marta, os livros, o enjoo, o buxo... E a vontade de tomar cerveja! Aí sim, começou meu drama. O tio médico diz que eu tô muito chata e que preciso beber, a amiga fica histérica só de você insinuar que vai beber, a vizinha diz que você não merece ser mãe porque não sabe se portar como tal e a tal da pesquisadora de Londres garantiu que um pouquinho de cerveja não vai afetar o desenvolvimento do bebê em nada. Vou gritar!!!

Bem, eu optei: Durante a gravidez (após a fase dos enjoos), tomava uma long neck de vez em quando. Durante a amamentação, tomei cerveja 0%. Eu sugiro que você faça o que você quiser, porque tenho certeza absoluta de que o seu corpo sabe o que quer e o que não quer, e as mães, mais que ninguém, entendem o que devem ou não fazer com suas crias. É nosso sangue que as alimenta, é nosso corpo que as protege, é nosso coração que as embala.

Este é um recadinho especial para as confreiras gravidinhas da nossa confraria, que pegas de surpresa ou não, estão atravessando um momento único, complexo, dramático e maravilhoso! Meninas, como a alquimia da cerveja, que transforma grãos fermentados em líquido precioso, o corpo de vocês está moldando e criando novas vidas, e são vocês que decidirão como fazê-lo, porque são vocês que as estão gestando.


Como em qualquer âmbito da nossa vida, os excessos não fazem bem, somente o abuso de amor e carinho estão liberados nessa produção de ________________ (preencha com a opção desejada: filhos/cerveja).

No comments:

Post a Comment